sábado, 30 de julho de 2011

O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO NO SÉCULO XXI TRANSFORME SUA VIDA. REALIZE OS SONHOS QUE DORMEM DENTRO DE TI.


Na direção da mais nova tendência do mercado, o sistema de gestão da qualidade – ISO 9001:2000, sistema de gestão ambiental ISO 14001 e Responsabilidade Social SA 8000, convidamos o consultor Paulo Souza para falar sobre o mercado de trabalho no século XXI. Quais as atuais e futuras empresas tanto da cadeia CVRD ou de qualquer outro seguimento poderão implementar, gerir e certificar-se nesses sistemas de qualidade e quais serão as oportunidades de emprego e renda que poderão vir deste processo para os jovens da região.
Antes chegamos a acreditar que o mercado de trabalho do futuro nem existiria, pois as máquinas controladoras, robôs inteligentes e novos métodos de produção automáticos estariam dominando o cenário. Acreditávamos que a humanidade estaria no auge do ócio. Que os serviços estariam sendo realizados por clones especialmente projetados como no filme Blade Ranner. Mas atualmente, neste futuro que minha geração sonhava estamos vendo o surgimento de duas castas: das famílias que põem seus filhos na escola e os incentivam a irem até o fim, se especializando e daqueles que não estão na escola , ou estão mas não conseguem se aplicar nem pensam em treinamento. Serão os peões de amanhã, não conviverão com as máquinas revolucionárias.
Ficamos em diversas situações e momentos dependentes de como realizar esta ou aquela  tarefa, iniciar a transformação daquele sonho em realidade. Muitas vezes vemos as pessoas famosas, as personalidades realizadas e nos perguntamos como pode e vamos atrás dos defeitos, não reconhecendo capacidades e talentos.
Esquecemos nas mais diversificadas situações que para se despontar, ter capacidades e poder de realização precisamos antes de tudo carregar pedras, construir: estudar, estudar, aprender, abrir mão de nossas verdades absolutas, escutar, partilhar, suar!
Veja-se o caso da qualificação profissional. Por muitas vezes chega até nosso escritório pessoas com currículos, procurando atender a demanda por mão de obra qualificada. O que vemos são tentativas de pessoas com meses e meses de cursos que, apesar do seu esforço próprio não as prepararam de fato para as tarefas que se propõe. Meses de cursos de informática, Word, Excel, IPD (pode?), sem saberem fazer uma correspondência comercial, uma planilha de estoque, caixa, nada. Meses de meses de auxiliares disto e daquilo, administração, contabilidade e nada, quando chegam para a realidade, nada.
Quando falamos de suor estamos falando de escolhas, de foco: o que quero para mim dentro de um determinado tempo. Onde quero chegar e o que terei neste período. Para se perguntar é preciso construir sobre bases sólidas um relacionamento consigo mesmo, sair da deriva e encontrar caminhos. Acreditamos que a família é a base deste esteio, depois a escola e a sociedade. Somos antes de tudo o que pensamos. E pelo que pensamos, fazemos nossas escolhas diariamente. Escolhemos nossos cursos e treinamentos antes pelo que somos e o que projetamos sobre nós mesmos. Então não basta suar, antes é preciso escolher sobre o que suaremos, com que objetivos e metas iremos gastar nossa energia. compreendemos que somos parceiros do sucesso e do fracasso de todos que nos cercam, em qualquer nível de contato, até em três graus de separação. Agora estamos frente a frente com nosso futuro e não podemos errar. Somos um grande grupo de co-responsabilidade e interdependência.
O jovem neste século do conhecimento, em relação ao mercado de trabalho que para a grande maioria não mudou, serão serviçais, apenas agora com exigência de mais estudo, mais comportamento, mais possibilidade de convivência social. Para o outro grupo que está antenado, estudando, pesquisando, realidades como a nanotecnologia, a bio-eletrônica, a genética, a mecatrônica, a informática, a realidade virtual e as comunicações serão o cotidiano mágico. Enquanto isto deparamos com o duro fato cotidiano: centenas de vagas não preenchidas e em aberto, por falta de qualificação para a realidade de Carajás, centenas de jovens com segundo grau procurando serviço de ajudante.  Este jovem que está ou vai ingressar no mercado de trabalho, precisa de qualificação. Precisa ter segundo grau e acima de tudo precisa saber trabalhar em grupo. Ser criativo e pró-ativo, além de ser responsável e saber agarrar as oportunidades. As maioria das empresas preferem jovens, mas estes não estão qualificados para ocuparem este espaço. Meu conselho de segurança para este grupo tão importante e fundamental para o futuro do país é que se habilitem para o empreendedorismo, que se tornem donos e senhores de seus negócios e que aprendam construir seu caminho de sucesso.
Neste século, as empresas estão passando por profundas modificações. Os sistemas de gestão pela qualidade transformaram totalmente a forma de convivência delas com os diversos grupos de relacionamento. Demandam por mais especialização e mais participação dos seus colaboradores. A cadeia CVRD poderia reduzir seus custos administrativos de forma significativa se os jovens da região fossem treinados dentro do sistema de qualidade para pleitearem trabalho no canteiro de Carajás. Estimamos que dentro de pouco tempo, se não houver um investimento em treinamento e qualificação em Parauapebas, não se conseguirá obter os ganhos de produtividade necessários a escala econômica de Carajás, ameaçando até a capacidade de crescimento das empresas subcontratadas e de todo o projeto, inviabilizando custos.

PAULO SOUZA > É consultor de qualidade há mais de 12 anos na cidade de Parauapebas.  Já foi coordenador de Extensão da Escola de Engenharia da UFMG, participando da implantação do sistema de qualidade no Colégio Pitágoras de Carajás (atual CEIC) e Integral Construções e Comércio. Também foi secretário de planejamento de Parauapebas. Atualmente é Diretor Executivo da Exclusiv@, consultoria de qualidade e gestão, com ação em auditoria, perícias, contabilidade, Recrutamento, Seleção, cursos e treinamentos.  

PUBLICAÇÃO GILBERLAN 
GERENTE DE COMUNICAÇÃO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário