domingo, 14 de outubro de 2018

Um alerta para a saúde pública!


VIGILANCIA SANITÁRIA E O AÇAI EM PARAUAPEBAS








 Em destaque no jornal FOLHA DE SÃO PAULO, a questão da transmissão da Doença de Chagas por via oral, a forma mais letal da doença, chamou a atenção para a quantidade de batedores ou revendas espalhados por toda a Parauapebas. São centenas de pontos de venda do Açai e é claro, acreditamos que a imensa maioria esteja sem a devida autorização da Vigilância Sanitária local. E temos razões explicitas para acreditar que é assim, temos denunciado ano após ano, a compra de comida estragada nos supermercados locais, carne em açougues cuja maioria também não são fiscalizados e até mesmo padarias, lojas de sorvete, frios, etc. é uma entidade burocrática, relativamente acomodada.





Os casos dos batedores e vendedores de Açai é grave porque é um caso especifico o de saúde pública, ou seja, responsabilidade direta do órgão fiscalizador. Essa forma de transmissão da doença pode ser evitada e ainda assim temos tantas vidas sendo perdidas por falta de fiscalização.

A situação é grave, os casos triplicam. Poderia uma ação preventiva da Vigilância Sanitária local conter essa onda? Achamos que não, e temos razões para acreditar nisso: a interferência política nas ações de governo. Muitos serão notificados e nada farão, até a onda de vigilância passar. Outros serão protegidos por padrinhos políticos, vereadores, os donos do poder local, etc.



Pode ser adotado um procedimento mínimo, focado apenas no essencial para a liberação, evitando assim o encerramento de um pequeno ou médio negócio que salva a renda de famílias inteiras. Acredito que uma associação que represente todos os interessados poderia estar dialogando com a prefeitura e acertando um calendário comum de adequação de seus negócios as normas sanitárias municipais.

Mas precisa de ação pública e precisa de reação dos empreendedores, em fazer seus negócios dentro da lei, respeitando a saúde dos seus clientes.



Nossa empresa dispõe de profissionais que podem facilitar a documentação e procedimentos exigidos pela Vigilância Sanitária no processo de legalização dos negócios com Açai, do pequeno, médio e grande empreendedores. Façam contato conosco, temos o melhor preço e a maior agilidade na resolução de problemas de negócios, em diversas áreas, desde o licenciamento ambiental local ao suporte a selos nacionais de liberação e circulação de alimentos e espécies vegetais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário