sábado, 30 de julho de 2011

ENTREVISTA, CONSULTOR DE QUALIDADE


Paulo Sousa é consultor de qualidade a mais de 11 anos na cidade de Parauapebas.  Já foi coordenador da escola de engenharia da UFMG, e participamos da implantação no sistema Pitágoras de Carajás (atual CEIC). Atualmente trabalha na sua própria empresa de consultoria de qualidade, na qual já trabalhou com grandes nomes da indústria tanto de Parauapebas quanto do Brasil (Integral e Sotreq).
Na direção da mais nova tendência do mercado, o sistema de gestão da qualidade – ISO 9001:2000 e sistema de gestão ambiental ISO 14001, convidamos o consultor Paulo Sousa para falarmos um pouco de como, as atuais e futuras empresas tanto da cadeia CVRD ou de qualquer outro seguimento poderão implementar, gerir e certificar-se nesses sistemas de qualidade.
1- Por que Consultoria de Sistema de Qualidade, Serviços Administrativos e Suporte Gerencial aqui no Pará?

Potencial. Crescimento econômico. Riquezas minerais e capacidade produtiva. Mas somos essencialmente uma empresa de Expertise, quero dizer que Expertise é competência, gerada em lastro com responsabilidade. Isto reflete nossos serviços e nosso foco – cadeia de produção CVRD. Queremos e podemos oferecer um poderoso diferencial de custos, rentabilidade e lucros as empreiteiras e a própria CVRD. Ao terceirizar a contratação, as empreiteiras na verdade estão reduzindo substancialmente custos fixos e operacionais que afetam sobremaneira suas margens reais de ganhos na cadeia. Assumimos de forma única estes custos porque dentro da nossa estrutura eles são partilhados. Com a mesma estrutura, física e humana, atendemos dez ou mais empreiteiras. Fazemos realmente e de fato mais barato e com a mesma qualidade, qualquer serviço administrativo das empresas. Custos compartilhados é a modernidade em gestão de negócios. Gostaríamos que o setor de contratos da CVRD se atentasse para o fato de nossa presença aqui na porta e ao lado de sua cadeia de suprimentos local. Estamos estruturamos um site de compras para todas transferirem esta responsabilidade para nós. Somos profundo conhecedores da logística local. Das dificuldades e atalhos para se comprar com prazo e garantia de entrega aqui na região.  Os empresários empreiteiros devem se preparar para a modernidade. Não adianta ficar de cima, observando, tem que terceirizar e monitorar resultados.

2- Quanto você resolveu se tornar um consultor e porque consultoria de qualidade?

Sempre fui consultor, minha vida toda foi resolver questões, diligenciar, implementar projetos e resolver problemas, gerando novos produtos e resultados. Mas ainda na escola de engenharia, em Belo Horizonte, tive contato com a QUALIDADE TOTAL, como se dizia antes. Vivemos qualidade total desde seus primórdios no Brasil, quando o Prof. Falconi ganhou e assumiu o projeto do governo brasileiro, via concorrência pública, em conjunto com o M.I.T (USA), para elaborar em conjunto  com o JUSE japonesa, material de qualidade para o país. Nesta época eu era coordenador do CIPMOI da escola de engenharia da UFMG, onde ele era professor. Foi assim que tivemos contato com a grandeza do projeto pelas constantes viagens dele e seus colaboradores mais próximos ao Japão via Fundação Cristiano Otoni e  passamos a acompanhar seu desenvolvimento e aplicações neste Brasil imenso. E sempre foi assim, desde quando fizemos o primeiro projeto  de qualidade  para a Integral, nos primórdios de 1994. Somos a única consultoria de qualidade no sul do Pará. Trabalhamos no primeiro projeto fora da CVRD, quando a Integral nos encomendou um plano para imediata implantação. Chegamos a iniciá-lo, naquele tempo ISO 9000, mas que foi interrompido logo depois, por motivos internos da empresa. Não formulando o projeto dela, mas ajudamos na sua reta final, nos últimos meses da certificação da ISO.

3- Então a EXCLUSIV@.COM é uma empresa de consultoria em gestão empresarial?
Somos sim uma consultoria de gestão, temos um serviço que agrega  valor a cadeia CVRD. Com ele a empresa poderá aumentar seus lucros, na via mais dinâmica: reduzindo custos diretos e operacionais. Aumentando ganhos relativos e absolutos, acabando com perdas e desperdícios, Observe a sua volta: quantos computadores sua empresa tem e quantos são realmente utilizados? Aquele programa de folha de pagamento, é usado quantas vezes no mês e  quanto você paga de manutenção por ele? Esses são apenas alguns dos problemas que poderão ser solucionados por nós da Exclusiva. Podemos fazer tudo isto por sua empresa, com custos 50% menores mais percentual sobre as compras a ser negociado. Este é nosso negócio. Consultoria de suporte administrativo e gerencial. As compras locais das empreiteiras na Mina e em Carajás poderão ser as mais rapidamente transferidas e verificada a eficiência do nosso trabalho.

4- A EXCLUSIV@.COM está oferecendo outro tipos de serviços? Quais?

Estamos focando agora na área de treinamentos, são mais de 56 cursos nas áreas de qualidade total, administrativas, matemática, psicologia, contabilidade, mecânica, segurança, direito e marketing. Agora, o porque de nossa oferta ser tão ampla e variada de treinamentos e cursos é justamente emblemático desta nova realidade vivida por toda a comunidade local. Simplesmente somos uma empresa de recrutamento e seleção de mão de obra. Numa recente contratação, para atender ao perfil exigido pelo cliente, tivemos que receber 300 currículos para selecionar 20 e destes, apenas 7 foram contratados. Estamos numa região de forte apelo profissional.  O que diferencia nossa escola das outras é a capacidade de colocação profissional.

5- A EXCLUSIV@.COM também presta serviço ao ramo agropecuário?
SIM, prestamos serviços que agregam valor a seu produto. Produto tão essencial e absurdamente caro, numa região em que se plantando tudo dá. Falta uma política agrícola tanto de campo, quanto industrial para a cidade. Somos importadores de alimentos. Em recente viagem a Belém, na secretaria de produção e na Embrapa, fomos interpelados sobre este fato curioso. Cadê a produção agrícola da cidade? Temos estrutura para atender madeireiras e fazendas que queiram obter recursos para algo mais do que gado e dívidas. Aqueles que querem produzir, ter novos produtos, expandir e controlar seus negócios. Habilitamos tecnicamente dois consultores formados para cuidar dos nossos clientes. Na área de controle e contabilidade, temos o conhecimento especifico para a área agrícola. E na onda do agrobussines, podemos planejar e executar ações e diretrizes do governo federal, estadual e de política bancaria para financiamentos. Cuidamos inclusive da parte jurídica.

6- Como estamos na era da responsabilidade social, a EXCLUSIV@.COM tem feito algo pelo social?
Somos parceiros de associações comunitárias e ONGS locais, ajudando-as e participando de seus sistemas gerenciais, capacitando-as a se tornarem lucrativas para servirem realmente ao social. Estas entidades nos procuraram visando uma independência relativa do poder político local, que as seduz em épocas de eleição, apenas prometendo, esquecendo que temos a eternidade e em média dois anos entre cada eleição. São lideranças que têm objetivos e metas e querem realmente resolver problemas locais: desemprego, fome, falta de perspectivas, etc. Nossa ação pode ser sentida e verificada principalmente na AMBPIS do B. Primavera e da AMBP do B. da Paz. A associação dos amigos de Parauapebas, e a Associação dos Eleitores do Sul do Pará. Na Ong ambiental, estruturamos a captação de recursos junto ao Basa, projeto de R$600.000,00 respondido pelo banco e acredito que hoje tenham parte de suas atividades financiadas e a apresentamos, visando captação de recursos e propaganda,  a diversos órgãos do governo Estadual  e federal. Nossa única exigência é que seus lideres tenham vergonha na cara e queiram realmente ter um trabalho relevante em relação ao poder político viciado e simploriamente utilitarista. Temos projetos relevantes, como o sistema de emprego menor, buscando vaga em empresas locais, a titulo de bolsa de trabalho para menores da cidade, fábrica de picolés de polpa de frutas, de sabonetes naturais, de roupas e calçados, bureau de informática, escola profissionalizante de solda e eletricidade, fábrica de artesanato e escola incluindo o museu do homem, dentro da Flonac, fábrica de alimentos Somos parceiros. Agora estamos trabalhando para moralizar as Pesquisas de Opinião das eleições municipais. Lançamos para cada canidato, a proposta de unificar as pesquisas em nossa empresa, que garante a isenção da técnica e total independência de manipulação dos dados. O resultado será publicado nos meios de comunicação após o resultado das analises.

PUBLICAÇÃO GILBERLAN
GERENTE DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário