sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Nossas lágrimas tardias

REFUGIADOS











Lutei para não escrever esta matéria. A recorrência daquela imagem terrível do garoto afogado na praia, morto, me persegue. Não consigo mais lembrar de tantas imagens que esta minha vida me entregou, imagens que jamais pude ver e que insistiram em mim afrontar  madrugadas adentro.

Quando criança vi de perto crianças famintas. Engolindo ovo, coxa de frango quando aparecia. Mas eram crianças famintas, desnutridas. Quando menino vi outros meninos sofrendo torturas, comendo lixo, se prostituindo.

Vi o drama dos refugiados desde sempre. Mas agora esta demais. Não quero ser recorrente ou usar frases de efeito mas a humanidade esta perdendo seu senso de amor ao próximo. Como chegamos a isto, em plena Europa civilizada e guardiã da cultura ocidental?

Aylan Kurdi não pode ser o símbolo desta resistência. Ele morreu tentando algo novo numa travessia. Não temeu quando seus pais o colocou num bote em pleno mar Egeu. Com suas ondas e seu gigantismo histórico, teve que  morrer afogado ali, próximo a Europa salvadora.

A imagem do Aylan ali, inerte, largado, morto é um soco no estomago de todos nós. De nos que ainda resistíamos em ver crianças africanas sendo largadas em praias da Lampedusa, em travessias terríveis no Gibraltar ou ainda ignorar as mesmas crianças, só que negras, mortas e largadas em pleno mar Mediterrâneo mais terrível que o egeu se é que podemos classificar os mares quanto a sua impiedosa força e tamanho.

Crianças são crianças, apenas isto, crianças. E pagam por nós e nossa loucura, agora adultos que já foram crianças também.

A curvatura do corpo do policial é dolorosa de se ver. Sua expressão mais parece um esgar silencioso e muito dolorido. Carregar um pequenino nos braços e mãos assim, diante de tanto sofrimento deve ser horrível.

Não conhecia Aylan. Conheço a sanha inconsequente de Bashar al-Assad e a contenção interesseira da China e da Rússia ao impedir qualquer ação do ocidente em terras sírias. A tristeza e as mortes só fazem aumentar. A saída dos sírios de sua terra, abrem espaço para grupos duros, como o Estado Islâmico.

Como a civilizada e branca Europa vai se virar. Seria o refluxo dos povos desprezados ou antes dominados por sua retorica e poderio bélico? Esta ondas migratórias estão retomando um território ou lançam as bases de um continente mais diverso e inclusivo?

Não estamos sós no mundo, vivemos em grupo e somos uma só raça, a raça humana. A mesma fome, a mesma dor, a mesmíssima morte.


Com este menino morrem todos os meninos do mundo, se não reagirmos a tempo. Se não nos devolvermos o élan que nos faz humanos. Lágrimas, lastimáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário